A maior cidade da Costa do Dendê fica de fora e não receberá verba do Estado para realizar a festa. Expectativa da população era de ter, depois de muitos anos, o evento organizado na Praia de Guaibim.
Hoje saiu o resultado dos projetos habilitados pela Sufotur – Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia para o Carnaval 2025.
O Governo da Bahia vai enviar recursos para 51 municípios do interior, mas Valença não terá a festa este ano.
O município está sob um decreto de calamidade financeira que impõe contenção de despesas e impede o apoio às festas populares.
O principal destino turístico de Valença mais uma vez não contará com o poder público para o evento, o que gera um impacto financeiro negativo para os meios de hospedagem, ambulantes e o comércio local. A renda extra esperada para esta época, diante de uma nova gestão, não irá acontecer porque os investimentos municipais estão travados pelo decreto.
Hoje o Secretário de Cultura de Valença, David Terra se encarregou de informar que a Prefeitura não irá apoiar a tradicional Festa de Iemanjá, que acontece no próximo domingo, dia 2 de fevereiro no Guaibim. O presente à Rainha do Mar terá que acontecer pela iniciativa solitária dos terreiros de Candomblé.
Sem as festas, a Praia de Guaibim deixa de atrair turistas e movimentar a economia.
Empresários, empreendedores, produtores culturais e artistas locais tem suas expectativas frustradas com as notícias.