Fazer dieta de emagrecimento pode ser uma tarefa difícil para muita gente, principalmente por causa da fome que ela pode causar, mas, com o passar dos dias, isso vai melhorando. “O organismo tende a se acostumar com a dieta ao longo do tempo, e isso pode ocorrer de várias maneiras, tanto no nível fisiológico quanto psicológico”, afirma a nutricionista Priscilla Vogt (@priscillavogt_nutricionista), que tem Especialização em Comportamento Humano e Alimentar.
Priscilla explica que a redução do consumo de alimentos que antes eram consumidos com frequência pode aumentar o desejo por esses alimentos, criando uma sensação de fome emocional ou psicológica.
De acordo com a nutricionista Evelyn Teles (@nutrievelynteless), com quem também conversamos sobre o assunto, “A fome emocional pode ser confundida com a fome fisiológica; a pessoa busca um alimento específico que remete a alguma situação prazerosa […] Trabalhar suas emoções e saúde mental é de grande valor no processo de emagrecimento“.
Algumas estratégias também podem ser utilizadas para sentir menos fome durante a dieta de emagrecimento. Confira o que disseram as nutricionistas:
Aumente o consumo de proteínas de origem animal ou vegetal
Como exemplos de proteínas de origem animal, temos a carne vermelha, peixes e ovos. Já as proteínas vegetais podem ser o feijão, a lentilha e o grão-de-bico. “[Esses alimentos] possuem aminoácidos essenciais, com papel de fornecimento de energia, e também ajudam na construção e manutenção do músculo. Porém, a proteína deve ser calculada na sua dieta de emagrecimento com orientação do nutricionista”, afirma Evelyn Teles.
Escolha gorduras de boa qualidade
“Alimentos como o abacate, oleaginosas e azeite de oliva ajudam a manter a saciedade por mais tempo, não permitindo que a fome se torne intensa”, explica a nutricionista Priscilla Vogt.
Esses alimentos devem estar inseridos dentro do plano alimentar recomendado pelo nutricionista, com quantidades individualizadas. O azeite, por exemplo, tem cerca de 120 calorias por colher de sopa, e suas calorias também devem estar calculadas na sua dieta.
Não se esqueça das fibras
“Consuma mais frutas e vegetais na sua totalidade, como a casca, bagaço e talos de folhas verdes. Assim, priorizamos as fibras presentes no alimento, gerando saciedade, além de estar neles presente a maior parte de vitaminas e minerais”, indica Evelyn.
Beba água
Você já deve estar cansado de ouvir essa orientação, mas está seguindo? A verdade é que muitas vezes esquecemos de nos hidratar corretamente ao longo do dia. A quantidade água necessária por dia pode variar de acordo com fatores fisiológicos individuais, alimentação, peso, atividade que a pessoa exerce etc.
A água é insubstituível para a hidratação, então, nem pense em trocá-la por refrigerantes zero açúcar, na tentativa de também ter mais saciedade durante a dieta: “[Os componentes dos refrigerantes zero] possuem alta palatabilidade e dão a sensação de querer consumir em grandes quantidades, causando prejuízos no processo de emagrecimento. Apesar de ser zero calorias, estas bebidas gaseificadas não possuem nenhum nutriente e benefício a nossa saúde“, explica Evelyn Teles.
Priscilla Vogt reforça a orientação: “A água é a principal estratégia e recomendação para a hidratação e controle da fome. Os chás e café, quando consumidos sem adição de açúcares ou adoçantes artificiais, são boas opções para variar e proporcionar um momento relaxante sem adicionar calorias significativas”.