Curiosidade: Delegado da PF que investigou Jaques Wagner assume cargo no governo Jerônimo

O delegado da Polícia Federal (PF) Daniel Justo Madruga, responsável pela Operação Cartão Vermelho, foi nomeado chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP) na gestão do governador Jerônimo Rodrigues. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (1º).

A Operação Cartão Vermelho, deflagrada em 2018, investigava o desvio de recursos públicos durante a reforma da Arena Fonte Nova, em Salvador, para a Copa do Mundo. Entre os alvos da investigação estava o senador petista e ex-governador Jaques Wagner, acusado pelo delegado de ter recebido R$ 82 milhões em propina e caixa dois.

No entanto, em 2019, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) anulou a operação ao acolher a tese da defesa de Wagner. O tribunal concluiu que os recursos utilizados na reforma do estádio eram provenientes do governo da Bahia, e não da União, o que retirava a competência do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) para conduzir as investigações.

A decisão indicou que eventuais irregularidades deveriam ser apuradas pela Polícia Civil e o caso julgado pela Justiça estadual.

Compartilhe